quarta-feira, 27 de abril de 2011

SINOPSE


Buraco Quente é um uma obra que trata de maneira muito íntima a realidade no submundo das favelas de São Paulo. Em forma de ficção e usando fatos da vida real, propicia ao leitor uma experiência envolvente que é capaz de despertar as mais diversas reações e sentimentos.

A história do personagem central, chamado Waguinho, ilustra a trajetória de muitas crianças, jovens e adolescentes que crescem nas favelas de São Paulo.

A história vai ganhando corpo à medida que o jovem morador da favela Buraco Quente se prepara para agir em um assalto a Bancos.

Tudo começa quando ele acorda em um domingo aparentemente igual a todos os outros e começa a se preparar para a ação, porém à medida que o dia  passa, novas situações vão surgindo fazendo com que ele se lembre de fatos importantes ocorridos em sua vida desde sua infância perdida, de forma a transportá-lo em algumas viagens momentâneas pelo tempo de volta ao passado, onde passa a recordar muitas experiências vividas com seus antigos amigos e parentes em situações curiosas e muitas vezes traumatizantes.

A história de Waguinho se confunde com a vida do autor em muitos momentos, de forma que várias situações protagonizadas por ele constituem fatos que realmente aconteceram na vida de Nilson Natividade. Assim a leitura fica ainda mais interessante, por tratar de situações relatadas por uma pessoa que viveu aqueles acontecimentos, narrando de maneira fiel a experiência de um morador de uma das favelas mais comentadas e violentas de São Paulo na década de 1970.

A história nos apresenta muitas situações envolvendo violência, drogas, bandidagem e outras bem ruins. Contudo, em meio a tudo isso também é possível verificar momentos da luta cotidiana das pessoas de bem que convivem  com esses fatos e mesmo assim não se corrompem, tentando de todas as formas resistir às dificuldades com bom humor e perseverança, mesmo diante do sofrimento que essas situações acabam causando.

Todas as histórias são muito bem costuradas com o tema central e propiciam ao leitor uma leitura dinâmica e magnética de modo a fazer com que ele fique muito interessado no que vai acontecer a cada página.

Um livro que vai proporcionar ao leitor uma visão próxima da realidade, do ponto de vista de quem morou em uma das favelas mais violentas de São Paulo, o Buraco Quente. Leva ao leitor o conhecimento de muitos fatos que ocorrem nesses lugares, possibilitando consequentemente uma análise crítica sob pontos de vista diferentes, permitindo melhor compreensão das suas causas e efeitos dos acontecimentos em um submundo ignorado por muitos, mas que faz parte da realidade de muitas cidades brasileiras.

Este projeto foi realizado com o apoio da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo – Programa de Ação Cultural – 2008

Nilson Natividade de Oliveira – Nascido em 25 de julho 1969, em Vitória da Conquista – BA, veio para São Paulo aos 3 anos de idade para morar na favela do Buraco Quente, onde viveu até os 18. Casou-se e hoje mora com esposa e os três filhos no Jardim Aracati – Santo Amaro.
Você pode adquirir seu exemplar pelos sites:

Livraria Cultura:
http://www.livrariacultura.com.br/scripts/cultura/resenha/resenha.asp?nitem=2845471&sid=00187140211810487257372360&k5=10B56ED&uid

Livraria Azabeça da Editora Scortecci:
http://www.scortecci.com.br/lermais_materias.php?cd_materias=5531

8 comentários: